Toucinho Rançoso

Descrição: Bolo redondo de cor dourada, com cerca de 15 a 20 cm de diâmetro e 3 a 5 cm de altura. Fabricado com amêndoa, ovos, açúcar, doce de gila, farinha e manteiga.

Região: Alentejo.

Outras denominações: Bolo Rançoso.

Particularidade: Bolo redondo, cozido no forno completamente polvilhado com farinha, para formar crosta e não ganhar cor.

História: Era costume nos conventos as freiras dedicarem parte do seu tempo à preparação de doces. Sendo a gula um dos sete pecados mortais, diz-se que o nome lhe advém de uma resposta dada por uma freira ao seu confessor, que a teria apanhado em flagrante, pecando por gula. «Que está a comer, irmã?», terá perguntado. «Toucinho rançoso, padre.» E assim ficou conhecido este delicioso bolo.

Uso: Como sobremesa ou guloseima.

Saber fazer: Faz-se uma calda de açúcar em ponto de pasta. Misturam-se todos os ingredientes, batem-se e leva-se a cozer no forno, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, a temperatura baixa. Cobre-se o bolo com farinha para tomar crosta e não ganhar muita cor. Após a cozedura, retira-se do forno, escova-se a farinha que não aderiu e pode polvilhar-se com açúcar.

Fonte: Produtos tradicionais portugueses, Lisboa, DGDR, 2001