Biscoito de Castanha

Descrição (dimensões, cor, aroma, textura): Castanho.

Características particulares (sinais que evidenciam a singularidade do produto): A castanha, ao nível agrícola, é sem dúvida a maior fonte de rendimento do concelho de Penedono. Integrado na área geográfica DOP “Castanha dos Soutos da Lapa”, o concelho de Penedono produz das melhores castanhas do mundo. O doce “biscoito de castanha”, como o próprio nome indica, é elaborado à base de castanha. Em 2014, foi vencedor do Prémio Melhor Doce Tradicional do concurso de doçaria “PENEDOCE” promovido pela Câmara Municipal de Penedono aquando da realização do seu evento “Mercado Magriço”, de referir que o júri foi presidido pelo conceituado Chef Hernâni Ermida.

Delimitação da área geográfica de produção: Concelho de Penedono.

Ligação à paisagem natural: O doce “Biscoito de Castanha” apresenta ligação à paisagem natural uma vez que a mesma é composta por inúmeras zonas de soutos de castanheiros.

Ingredientes utilizados: Castanha, farinha de trigo, açúcar, aguardente, azeite e ovos.

Formas de comercialização: Venda direta ao público.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: O doce “biscoito de Castanha” é uma receita tradicional de Maria de Jesus e surge em 2014 através do Concurso “PENEDOCE” promovido pela Câmara Municipal de Penedono.

Representatividade na alimentação local: A castanha desde os primórdios esteve sempre presente na alimentação local dos penedonenses.

Disponibilidade do produto (em extinção, oferta contínua, recuperação): Oferta contínua.  

Fonte: Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas