Empanadilhas

Descrição: A massa do pastel é feita com farinha de trigo, ovo, manteiga, banha, limão, 1 colher de aguardente, sal e óleo para fritar. O recheio é feito com batata-doce cozida, açúcar, amêndoa ralada e casca de laranja ralada. O pastel tem cerca de 10 cm de diâmetro.

Região: Algarve

Outras denominações: Pastéis de Batata-Doce.

Particularidade: Pastéis em forma de meia-lua, dourados e estaladiços, com recheio escuro.

História: Pensa-se que a maioria dos doces algarvios tenha tido a sua origem nos árabes que habitaram a região. A doçaria é rica e variada: vai dos doces de ovos aos doces feitos com figo. Mas é importante não esquecer os bolos mais caseiros, menos dispendiosos e mais fáceis de realizar: os folares, as empanadilhas, etc.

Uso: São consumidos principalmente na época do Natal, embora se vendam durante todo o ano.

Saber fazer: Prepara-se a massa com a farinha, a banha, a manteiga, o ovo, a raspa da casca de limão, a aguardente e o sal, de modo a se obter uma massa muito macia, que se deixa descansar e se estende muito fina. O recheio é feito com açúcar em ponto, ao qual se junta amêndoa ralada, batata-doce cozida e passada e raspa de casca de laranja. Cortam-se rodelas de massa nas quais se deita um pouco do doce de batata-doce, voltando parte da massa de forma a tapar o recheio e cortando-se em seguida, com uma faca muito afiada, em forma de meia-lua. As meias-luas formadas são fritas em óleo e polvilhadas com açúcar e canela.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001