Nevadas de Penacova
Tags: Centro

Descrição: As Nevadas de Penacova são pequenos bolos de massa fofa, com recheio de ovos cremoso e cobertura de açúcar, também conhecidos por “Palermos Cobertos”.

Características particulares: Doce conventual, à base de ovos e açúcar.

Região: Centro.

Ingredientes utilizados: Açúcar, farinha, ovos, fermento em pó.

Modo de preparação: Bate-se bem o açúcar com as gemas e junta-se a farinha e as claras batidas em castelo. Coloca-se a massa em pequenas formas previamente untadas e polvilhadas de farinha e leva-se ao forno a cozer, sem deixar tostar. Depois de prontas retira-se uma rodinha em forma de tampa e escava-se, retirando o miolo com cuidado, de forma a não romper as paredes do bolo. Para a elaboração do recheio, desfazem-se 3 gemas de ovo no miolo anteriormente retirado. A esta mistura junta-se uma calda de água com açúcar. Bate-se bem sem talhar e leva-se ao lume para cozer o ovo, não deixando que o creme fique muito grosso. Depois de morno, deita-se um pouco deste doce em cada bolo, tapa-se com a pequena tampa que se deixou. Em seguida, cobre-se com uma cobertura espessa de claras e açúcar peneirado.

Saber fazer: A cobertura que confere a cor branca às Nevadas de Penacova e que terá sido responsável pelo seu nome, resulta de um processo delicado e demorado, realizado em duas fases: após ser realizada a cobertura da base do bolo, segue-se um período de secagem, após o qual é voltado o bolo, com a base para baixo, e coberto o topo.

Formas de comercialização: Pastelarias da região, feiras e exposições.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: As Nevadas de Penacova seriam originalmente produzidas pelas freiras do Mosteiro do Lorvão, onde eram denominados de “Palermos Cobertos”. Após a extinção das ordens religiosas, a receita foi adotada pelas gentes locais, tendo recebido o nome de “Nevadas de Penacova”. Atualmente este doce é disponibilizado em pastelarias e outros estabelecimentos da região.

Representatividade na alimentação local: Muito apreciado em lanches e sobremesas.

Fonte: DGADR, com base em elementos recolhidos em ON CENTRO e em Câmara Municipal de Penacova.

Foto: ON CENTRO