Pudim de Pão

Descrição: Pudim cor amarela, de forma lisa, sem um buraco ao centro. Na sua composição entra regueifa. É um prato emblemático de Valongo.

Características particulares: O pudim é confecionado com regueifa que é um pão fabricado com farinha de trigo e amassado com menos quantidade de agua que o pão normal. Trata-se de uma massa sovada, antigamente batida com uma marreta uma vez que as padeiras não tinham força para alisar a massa, operação que atualmente e feita mecanicamente.

Delimitação da área geográfica de produção: Valongo, Gondomar, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

Ingredientes utilizados: Ovos; açúcar; leite; sumo e raspa de limão; miolo de regueifa.

Modo de preparação: Ferve-se o leite e deixa-se depois arrefecer um pouco durante 5 minutos. Junta-se o miolo da regueifa, tapa-se e deixa-se arrefecer. Misturam-se as gemas e os ovos, mas sem as bater, com o açúcar até se obter uma massa homogénea. Passa-se o pão pelo passe-vite e junta-se ao preparado, adicionando o sumo e a raspa de limão. Mistura-se tudo.
Unta-se generosamente com manteiga uma forma grande lisa, sem chaminé no centro, ou duas mais pequenas. Polvilha-se com pão ralado e deita-se-lhe a massa. Vai ao forno aquecido a 230 ºC durante 5 a 10 minutos, até alourar a crosta. Depois, tapa-se com papel de alumínio, baixa-se a temperatura do forno para 180 ºC e deixa-se cozer durante mais 50 minutos. Desliga-se o forno, deixando aí ficar o bolo até ao dia seguinte ou até arrefecer completamente, e só depois se desenforma.

Historial do produto: A produção excessiva de pão para o consumo ou as quebras na venda podem estar na origem de criações culinárias locais que utilizam o pão seco, como é o caso do pudim de pão.

Fonte:  Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013