Descrição: A Carne Mertolenga DOP é obtida a partir de bovinos da raça Mertolenga.
Trata-se de uma carne de gordura branca a amarela, conforme se trate de vitela ou animal adulto. Possui cor rosa escura a vermelha escura.
Método de produção: Os bovinos são criados em sistema de exploração extensivo, com acesso a pastagens naturais e forragens, tais como feno e palha.
Características particulares: Os bovinos da raça Mertolenga possuem estatura média, pelagem vermelha, rosilho ou malhada de vermelho e branco e chifres brancos. Oferecem uma carne de qualidade de sabor e suculência acentuados.
A Carne Mertolenga DOP pode apresentar-se como: “carne de vitela”, quando os animais são abatidos entre os 6 e os 10 meses de idade e peso entre os 90 e 120 kg; “carne de novilho”, quando possuem entre 15 a 30 meses, com peso entre os 180 e os 250 kg.
Área de produção: A área geográfica de produção da Carne Mertolenga DOP abrange os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Santarém e Setúbal.
História: A raça bovina Mertolenga é proveniente de Mértola e de Alcoutim. Foi a partir destas zonas, que a raça, capaz de se adaptar a solos rochosos e de escasso alimento, se dispersou pelas regiões do Altentejo e Ribatejo.
A sua criação e comercialização tem vindo a constituie um forte rendimento da população, o que se tornou imprescindível para a conservação da espécie.
Caderno de especificações
Caderno de especificações em análise (pdf)
Caderno de especificações original (pdf)
Agrupamento de produtores
Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos
Organismo de controlo e certificação
CERTIS - Controlo e Certificação, Lda.
Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)
Publicação no jornal oficial UE
Reg. (UE) 2022/630 da Comissão – L117 19.04.2022
Reg. (CE) n.º 1107/96 – L148 21.06.1996
Publicação 2021/C 514/04
Publicação em DR
Despacho n.º 25200/2006, de 11 de dezembro
Aviso n.º 775/2002, de 23 de janeiro
Aviso n.º 7665/2000, de 04 de maio
Despacho n.º 7/1994, de 26 de janeiro
Padrão da raça bovina Mertolenga
De acordo com o definido no Regulamento do Livro Genealógico o bovino Mertolengo é um animal com as seguintes características:
Corpulência e conjunto de formas — Tamanho mediano e de formas harmoniosas, esqueleto fino;
Pelagem — Vermelha, Rosilho (Mil-Flores), Vermelha Malhada e Malhada de Vermelho. O contorno das aberturas naturais e mucosas de cor clara ou ligeiramente pigmentada. Não são elegíveis para inscrição no Livro os animais que apresentem malhas brancas bem definidas na fronte e apresentem o espelho preto, sombreado escuro em volta dos olhos e manchas escuras na região vulvar;
Andamentos — Fáceis, enérgicos e corretos;
Temperamento — Nervoso;
Adaptabilidade — Muito rústico;
Cabeça — Tamanho mediano, de fronte larga; perfil sub-convexo ou reto; espelho claro por vezes ligeiramente pigmentado; olhos grandes, oblíquos e bem implantados; cornos finos, brancos, escuros na ponta, de secção elíptica, em forma de gancho, acabanados ou em lira baixa; orelhas bem inseridas e providas de pêlos compridos;
Pescoço — Curto, bem ligado, com barbela pouco desenvolvida;
Cernelha — De largura média e pouco saliente;
Peito — Relativamente destacado. Costado - Bem arqueado;
Região dorso-lombar — Reta, horizontal, regularmente musculada e com boa ligação à garupa;Garupa — Mais comprida que larga, regularmente musculada e com tendência para a horizontalidade;
Ventre — Não muito volumoso;
Nádega — Bem descida e convexa;
Coxa — Regularmente larga e musculada;
Cauda — Fina e de média inserção;
Úbere — Bem implantado;
Membros — Finos, bem proporcionados e musculados, aprumados, providos de unhas finas, rijas e sem malhas brancas junto às mesmas.
Fontes: Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos
Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)