Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Carne dos Açores IGP

Carne dos Açores IGP

Descrição: A Carne dos Açores IGP é proveniente de bovinos nascidos, criados e abatidos na Região Autónoma dos Açores, segundo moldes tradicionais. Trata-se de uma carne tenra, com grande suculência e textura macia. Comercialmente, a Carne dos Açores IGP distingue-se em três tipos de produto: vitela, novilho e novilha.

Método de produção: As crias alimentam-se de leite materno até aos 3 meses de idade. A partir daí é-lhes fornecida uma alimentação à base de erva de pastagens naturais ou melhoradas. Os animais permanecem nas pastagens até à idade em que são abatidos, sendo a sua alimentação muitas vezes complementada com silagens e fenos obtidos nas próprias pastagens e com concentrados energéticos e proteicos.

Características particulares: A Carne dos Açores IGP é detentora de um aroma e sabor característicos, inerentes ao modo de produção tradicional, nomeadamente à forma de pasto-reio e ao tipo de alimentação.

Área de produção: A área de produção da Carne dos Açores IGP está circunscrita a todas as ilhas que constituem o arquipélago dos Açores: Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo.

História: Não obstante existirem particularidades que tornam cada ilha única, a natureza vulcânica das ilhas e as precipitações abundantes e regulares tornam os solos bastante homogéneos em todo o arquipélago, havendo registos da sua aptidão para terras de pasto e para a criação de gado já desde o século XVI. Desde então as pastagens assumiram grande importância para a agricultura do arquipélago, sendo determinantes para a elevada população pecuária existente nos Açores e dando origem a um conjunto de práticas tradicionais de maneio do gado bovino que persistem até hoje.

Marca de certificação

marca acores
Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Federação Agrícola dos Açores, CRL

Organismo de controlo e certificação
Comissão Técnica de Controlo e Certificação – Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas

Publicações no Jornal Oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 617/2003 da Comissão – L89/3 05.04.2003
Publicação do Documento Único (2002/C168/06) – C 168/12 13.7.2002

Publicação em DR
Despacho n.º 1/2000/A – 08.03.2000