Azeitona de Conserva Negrinha  de Freixo DOP

Descrição: A azeitona de Conserva Negrinha de Freixo DOP é o fruto da oliveira (Olea europeae sativa Hoffg Link) da variedade Negrinha.
Devido às condições climatéricas é produzida sem recurso ao uso de pesticidas. Possui fraca aptidão para a produção de azeite, mas óptimas características para conserva.

Método de produção: A azeitona é colhida manualmente, calibrada e adoçada. Pode ser processada de 3 formas, consoante o seu estado de maturação:

  1. Azeitona tipo verde: o fruto é colhido verde, preparado com uma solução de hidróxido de sódio e conservado em salmoura;
  2. Azeitona negra tratada: colhida no início da maturação (na mudança de cor verde para negro violáceo), tratada com hidróxido de sódio, para eliminar o sabor amargo e, de seguida, conservada em salmoura;
  3. Azeitona madura em salmoura: Produzida a partir de frutos maduros, de cor negra violácea uniforme, colocados em salmoura a 8-10%.

Características particulares: A Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo DOP é um fruto de pequena dimensão, que varia de cor verde amarelada a negra violácea, de acordo com o grau de maturação. Possui forma arredondada, lisa, terminando em ligeiro bico e de consistência firme.
O caroço é pequeno e destaca-se facilmente da polpa, que constitui cerca de 83% do fruto.

Área de produção: A área geográfica de produção abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, nos distritos de Bragança e Guarda.

História: É relatado que em 1954 existiam 251 694 oliveiras da variedade Negrinha, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, usadas para a produção de conservas.
A sua industrialização teve início ainda no final do século XIX, por iniciativa de Brandão Gomes, sendo o Brasil o principal mercado consumidor desta conserva.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta

Organismo de controlo e certificação
TRADIÇÃO E QUALIDADE - Associação interprofissional para os produtores Agro-Alimentares Trás-os-Montes

Publicação no jornal oficial UE
Reg. (CE) n.º 1107/96 - L148 21.06.1996

Publicação em DR
Aviso n.º 2601/2005, de 10 de fevereiro
Aviso n.º 28/1994, de 03.02.1994
Aviso n.º 21543/2011, de 24 de outubro