Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Gaspacho à Alentejana

Tags: Alentejo

Descrição: Sopa fria à base de tomate, pepino e pimentos picados, regados com água fresca, um fio de azeite e outro de vinagre, salpicado com orégãos.

Características particulares: É geralmente produzido e consumido no verão e constitui uma refeição muito refrescante, sem necessidade de se recorrer ao fogão.

Região: Alentejo.

Ingredientes utilizados: Alho, sal, azeite, vinagre, pepino, tomate, pimento verde, água, pão duro, orégãos.

Modo de preparação: Esmagar os alhos num almofariz, juntamente com o sal, até obter uma papa. Pôr numa terrina, juntar o azeite, o vinagre e os orégãos. Pelar os tomates e desfazê-los, e juntar ao preparado. Cortar o pepino e o tomate que resta em cubos, e os pimentos em tiras finas. Juntar tudo e adicionar água gelada. É hábito juntar no final pequenos pedacinhos de pão.

Saber fazer: Serve-se bem fresco e por vezes juntam-se cubinhos de gelo para garantir a temperatura baixa. A receita pode variar consoante a zona do Alentejo, em Mértola, por exemplo, ao puré fresco de tomate junta-se pepino e presunto finamente picados. Esmaga-se alho com sal na terrina de servir o gaspacho e junta-se o puré de tomate que tem os pedacinhos de pepino e presunto. Polvilha-se com orégãos e é então que se junta azeite e vinagre, e por fim a água gelada. Depois adiciona-se pão cortado com as mãos, em pedaços pequenos.

Formas de comercialização: Restaurantes.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: O célebre gaspacho tem no receituário alentejano uma família muito extensa com diferentes formas de confeccionar e várias cambiantes em termos de produtos.

Representatividade na alimentação local: Prato presente em qualquer casa da região.

Fonte: DGADR, com base em "Cozinha Tradicional Portuguesa", Maria De Lourdes Modesto, 1982, Verbo Editora, “Cozinha Tradicional do Alentejo - a memória dos temperos" e Carta Gastronómica do Alentejo - Monumenta Transtaganae Gastronómica (Confraria Gastronómica do Alentejo, 2013).