Presunto de Barrancos/Paleta de Barrancos DOP

Descrição: O Presunto/Paleta de Barrancos DOP é obtido a partir dos membros posteriores ou anteriores (respetivamente) de porcos de raça alentejana, salgados, secos, curados e não fumados. O seu peso é superior a 5 kg (presunto) ou a 3 kg (paleta). O Presunto/Paleta do Alentejo DOP pode ser comercializado inteiro, em pedaços ou fatiado, com ou sem osso.

Método de produção: Os porcos são abatidos entre os 12 e os 20 meses, passando em seguida os pernis e as paletas por um processo de transformação constituído por várias fases: salga, de cura, de secagem-maturação e envelhecimento. É durante este processo, cuja duração oscila entre os 12 e os 24 meses para os presuntos e 6 e 18 meses para as paletas, que o Presunto/Paleta de Barrancos DOP adquire lenta e progressivamente o aspeto, a cor, o sabor, o aroma e a textura que o caracterizam.

Características particulares: O Presunto/Paleta de Barrancos DOP tem um sabor suave e delicado, pouco salgado e por vezes de travo ligeiramente picante, muito tenro e suculento.

Área de produção: A área geográfica de criação dos porcos engloba a generalidade dos distritos de Beja, Évora e Portalegre e parte do distrito de Setúbal. A área geográfica de transformação engloba apenas o concelho de Barrancos.

História: O Presunto/Paleta de Barrancos DOP é fruto do convívio luso-castelhano que caracteriza a história de Barrancos, sendo dos poucos que, em Portugal, é seco em vez de fumado. Este produto faz parte de um cabaz de produtos de fabrico doméstico que funcionavam, simultaneamente, como reserva estratégica e moeda de troca da economia local.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
ACPA - Associação de Criadores de Porco Alentejano

Organismo de controlo e certificação
AGRICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento de Execução (UE) 2015/592 da Comissão, de 14 de abril de 2015
Publicação do pedido de alteração (2014/C432/09) - C432/16 - 02.12.2014

 

Porco AlentejanoPadrão da Raça Suína Alentejana

Aspeto geral – Corpulência médio-pequena, esqueleto aligeirado, grande rusticidade e temperamento vivo. Machos com testículos bem salientes e medianamente volumosos. Fêmeas com mamilos com número não inferior a 5 de cada lado.
Pele – Preta ardósia, com cerdas raras, finas e de cor preta ou ruiva.
Cabeça – Comprida e fina de ângulo frontonasal pouco acentuado, orelhas pequenas e finas, de forma triangular, dirigidas para a frente e com a ponta ligeiramente lançada para fora.
Pescoço – De comprimento médio e musculado.
Porco AlentejanoTronco – Região dorso-lombar pouco arqueada, garupa comprida e oblíqua, ventre descaído, cauda fina de média inserção e terminada com um tufo de cerdas.
Membros – De comprimento médio, delgados e bem aprumados, terminando por pés pequenos e unha rija.
Variedades: Lampinha; Ervideira; Caldeira; Mamilada

Fontes:
ACEPA – Agrupamento Complementar de Empresas do Porco Alentejano:
ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano
ANCPA – Associação Nacional dos Criadores de Porco Alentejano