Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Presunto de Barroso IGP

Presunto de Barroso PGI

Descrição: O Presunto de Barroso IGP é um presunto (ou pá) obtido a partir da perna de porcos abatidos entre os 16 e 18 meses de idade, alimentados de forma natural, essencialmente através dos subprodutos da exploração e dos restos da alimentação da família. Tem uma cor entre o vermelho-sangue a vermelho-acastanhado, apresentando a gordura uma tonalidade branco-suja. Comercialmente pode apresentar-se inteiro, com osso, ou em porções desossadas (partes ou fatias).

Método de produção: O presunto e a pá permanecem na salga durante duas a quatro semanas. Após este período, a carne é fumada durante duas semanas a três meses, essencialmente com a utilização de lenha da região.

Características particulares: A produção de Presunto de Barroso IGP depende em muito do clima frio e seco desta região, que obriga a que cada casa tenha sempre a sua lareira acesa, o que proporciona condições de fumagem únicas, caracterizadas por um fumo pouco intenso e gradual.

Área de produção: A área geográfica de produção de Presunto de Barroso IGP engloba os concelhos de Boticas, Chaves e Montalegre (área tradicionalmente designada por Barroso), do distrito de Vila Real.

História: O isolamento geográfico da região do Barroso fez com que a dieta regional, constituída principalmente por pão, batata e carne de porco, estivesse essencialmente limitada à produção local. A antiguidade e importância da criação de porcos são testemunhadas pelas referências feitas em vários forais relativos aos tributos dos suínos e seus produtos, entre os quais o foral de Montalegre. Para poder ser consumida durante todo o ano desenvolveram-se formas de conservar a carne de porco que rapidamente se tornaram numa arte ancestral transmitida de geração em geração.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã

Publicação jornal oficial UE
Retificação ao Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L290 13.11.1996
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996