Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Painho

Painho

Descrição: Tripa de porco direita e larga, recheada com carne de porco (pá, aparas de carne, carne entremeada e, por vezes, lombo, cachaço e lombinho), temperada com massa de pimentão, alho, sal e água. O enchido é atado com fio ou com ráfia nas extremidades e ao meio, ou em formato de bola.

Região: Alentejo.

Variantes: Paio de Migos. Paioca (Borba). Paio Curado (Portel).

Particularidade: Enchido feito com carne partida e temperada, semelhante à linguiça mas envolto em tripa grossa e direita.

História: A qualidade dos enchidos do Alentejo depende bastante mais da qualidade da carne utilizada que da complicação da receita. O porco e o pão são os alimentos tradicionais desta região. Daí adveio a necessidade de conservar, durante largos períodos, a carne de porco, através do fabrico de enchidos.

Uso: O paio é normalmente consumido em cru, não cozinhado, como petisco, lanche ou complemento de refeição. Considera-se que é pena cozinhar este tipo de enchido.

Saber Ffazer: A carne é cortada em bocados de dimensões maiores que para as linguiças e temperada durante 2 ou 3 dias, mexendo-se algumas vezes durante esse período de tempo, findo o qual se enche a tripa que se aperta e ata nas extremidades e ao meio, com fio de algodão ou de ráfia. Coloca-se no fumeiro entre 2 semanas a 3 meses. Se se destinar a consumo a longo prazo, é conservado em potes, coberto de azeite ou banha.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001