Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Moura de Vila Real

Moura de Vila Real

Descrição: Enchido constituído por pão, carnes de vinha-d'alhos, calda de cozedura de carnes de várias espécies (vaca, aves e porco) e sangue, temperado com sal, colorau, pimenta, vinho e alhos. Cheio em tripa delgada de porco e fumada. Apresenta cor castanho-escura ou negra e consistência pastosa' Tem forma de ferradura e pesa cerca de 150 g.

Região: Norte.

Outras denominações: Moira. Moura de Calda Quente.

Particularidade: Enchido de sangue, pão e carne, de cor escura.

História: Conhecem-se poucas referências escritas. Sabe-se, no entanto, que a gastronomia transmontana tem um cariz feminino marcado. A grande extensão da região, os múltiplos microclimas e a natureza dos solos conferem às vitualhas transmontanas um grande vigor e uma forte personalidade. As Mouras de Vila Real são um enchido de produção muito localizada em sete concelhos de Vila Real, Em entrevistas efetuadas em 1977 aos produtores artesanais nos concelhos de Alijó, Murça, Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, todos os entrevistados (3 por freguesia) fabricavam as Moiras.

Uso: Apreciada preferencialmente cozida, a Moura pode ser consumida frita ou assada nas refeições principais. Entra em pratos típicos (arroz de Moura e cozido à portuguesa). Consumida principalmente no Inverno, é típica no Carnaval.

Saber fazer: A carne é cortada em pedaços de 2 a 4 cm e colocada num tempero de vinha-d'alhos durante 5 a 6 dias. O pão, cortado em fatias, é amolecido com o caldo de cozer as carnes (temperado com sal, salsa. alho e louro), juntando-se alguma carne cozida e desfiada, a carne de vinha-d'alhos, o sangue batido e temperado com vinho e sal, o colorau e a pimenta. Enche-se a tripa delgada de porco com aquela pasta e ata-se em forma de ferradura. As Moiras são, então, submetidas a fumagem durante alguns dias.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001