Sal de Rio Maior /Flor de Sal de Rio Maior

Descrição: Designa-se por Sal de Rio Maior / Flor de Sal de Rio Maior o sal de fonte salina, artesanal, obtido a partir do processo natural de precipitação, de águas salinas subterrâneas por evaporação, constituído por água, cloreto de sódio e outros sais minerais e oligoelementos, exclusivamente provenientes dessa água. Trata-se de um sal colhido manualmente, não refinado, não lavado após colheita e sem aditivos.Dependendo das condições de formação e do modo de colheita, o sal de Rio maior apresenta-se como:

Sal de Rio Maior
É um corpo sólido, incolor, transparente e de sabor salgado característico. Apresenta-se sob a forma de cristais de forma cúbica, de dimensões variáveis, que se agrupam e tomam forma de pirâmide invertida, extraído da água dos talhos das salinas durante a cristalização do sal.

Flor de Sal de Rio Maior
É uma fina película que se forma na superfície da água dos cristalizadores, sendo o primeiro produto a formar-se logo que a água atinge a saturação necessária para o início da cristalização. É constituída por pequenos cristais dispostos em pequenas lâminas formadas durante a precipitação dos sais, que flutuam na superfície do cristalizador.

O Sal de Rio Maior apresenta-se no mercado tal qual ou moído, e tanto o Sal de Rio Maior como a Flor de Sal de Rio Maior podem ser aromatizados com misturas de especiarias e/ou ervas aromáticas.
O Sal de Rio Maior, tal qual, ou com misturas de ervas e/ou especiarias, pode ainda apresentar-se sob uma forma cilíndrica que lembra um queijo, e designa-se neste caso por “Queijo de Sal de Rio Maior”.

Método de produção: A Flor de Sal de Rio Maior é o primeiro produto a formar-se, assim que a água atinge a saturação necessária para o início da cristalização. O Sal de Rio Maior depositado no fundo dos talhos é rapado com o auxílio de pás e é disposto num monte em forma de pirâmide nas eiras, pequenas plataformas instaladas junto dos muretes, onde fica a secar.

Características particulares: A qualidade do Sal de Rio Maior / Flor de Sal de Rio Maior é devida exclusivamente aos fatores naturais e humanos da área geográfica delimitada. Produzido nas salinas de Rio Maior o Sal de Rio Maior / Flor de Sal de Rio Maior apresenta características especificas, resultantes da sua localização e envolvente.
O Sal de Rio Maior / Flor de Sal de Rio Maior» é constituído por 97 a 99% de cloreto de sódio, magnésio <0,02% e selénio <0,1mg/kg.

Área geográfica: As Salinas Naturais de Rio Maior estão situadas no sopé da Serra dos Candeeiros no concelho de Rio Maior, sendo as coordenadas geográficas do centro da área salineira, N 390 21’ 15’’ e W 80 53’ 45’’ aproximadamente.

História: As salinas de Rio Maior têm oito séculos de História, datando a exploração das salinas do último quartel do séc. XII, sendo as características geomorfológicas da região envolvente, com particular destaque para o maciço calcário Estremenho e o seu complexo hidrológico subterrâneo uma das condicionantes para o tipo de exploração salífera que se faz há séculos neste local.

Caderno de especificações (pdf)

Agrupamento de produtores
Cooperativa Agrícola dos Produtores de Sal de Rio Maior, CRL.

Organismo de controlo e certificação
CODIMACO – Certificação e Qualidade, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação em DR
Despacho n.º 2010/2020, DR 2ª série de 11.02.2020