Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Feijoada de Sames

Feijoada de Sames

Descrição (dimensões, cor, aroma, textura):

Delimitação da área geográfica de produção: Concelho da Figueira da Foz (zona costeira do concelho).

Ingredientes utilizados: Sames; toucinho; chouriço; feijão branco; couve coração; azeite.

Modo de preparação: Coze-se os sames e retira-se a pele escura. Separadamente, faz-se um refogado com toucinho e chouriço, a que se juntam os sames, cortados em pedaços pequenos. Acrescenta-se feijão branco e também couve coração, previamente cozidos. Junta-se um golpe de azeite e deixa-se apurar.

Saber fazer: Sames (vísceras do bacalhau).

Formas de comercialização: Restauração casas particulares vendem-se em salmora as bexigas para fazer este prato.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Disponível.

Historial do produto: Figueira estava ligada à pesca do bacalhau, prato de pescadores para aproveitar os restos dos animais.
Os pratos que faziam parte da alimentação tradicional dos pescadores que embarcavam longos meses para a pesca do bacalhau na Terra Nova, eram preparados para as partes menos nobres e negligenciadas pela indústria bacalhoeira de outros tempos. Entre estas iguarias que os pescadores foram preparando com muita arte de usar o improvável, estão as línguas e os sames de bacalhau. Os sames são as bexigas natatórias do peixe agarradas à espinha, e é um órgão que, enchendo-se ou esvaziando-se de água, ajuda o peixe a regular a sua profundidade. No mercado, surgem agora conservados em salmoura e, por esse motivo, devem ser demolhados antes de confeccionados.

Fonte: Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas