Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Posta de Vitela de carne Arouquesa

Posta de Vitela de carne Arouquesa

Descrição: Animais jovens com aproximadamente cinco a nove meses, entre os 70 e os 135 kg. Apresenta uma cor, consistência, aroma e sabor definidos, sendo as suas caraterísticas a tenrura, a suculência e a cor rosada com marmoreado fornecido pela gordura intramuscular, assim como o seu sabor “sui generis”.

Características particulares: Tem origem em matéria-prima de pasto natural, tendo um possível crescimento em equilíbrio com o ambiente e a alimentação. Produto ímpar, devido à sua origem como raça, forma de criação e região.

Espécies, variedades ou raças: Serão apenas considerados matéria-prima de Carne Arouquesa animais nascidos, criados e recriados dentro dos limites da área geográfica.

Delimitação da área geográfica de produção: Área Geográfica da Carne Arouquesa – quatro distritos: Viseu, Aveiro, Porto e Braga, num total de 22 concelhos, incluindo Marco de Canaveses.

Ligação à paisagem natural: Animais de pasto natural, em que o seu crescimento depende muito do equilíbrio entre o ambiente e a alimentação.

Ingredientes utilizados: Posta Arouquesa, sal, azeite, alho e vinagre.

Modo de preparação: Polvilhar a posta de vitela com sal. Dispor de brasas e colocar a posta de vitela de Carne Arouquesa a gralhar. Pincelar a carne com um preparado de azeite, sal, alho e um pouco de vinagre. Deixar a posta mal passada, e servir acompanhada com batata a murro, grelos e arroz branco.

Saber fazer: A carne deve ser assada lentamente em lume brando por forma a fazer a assar a carne no seu todo e de forma contínua e igual.

Formas de comercialização: Restauração; A carne Arouquesa apenas é comercializada pelos produtos certificados.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Disponível ao longo do ano.

Historial do produto: A carne de Raça Arouquesa foi consagrada com a Denominação de Origem Protegida em 1994. Em 1998 foi atribuída a gestão da marca “Carne Arouquesa DOP” à ANCRA, que desde então tem colocado este produto à venda ao público nos mais diversos locais de norte a sul do país. A Carne Arouquesa DOP tem hoje uma aceitação excelente no mercado e a sua procura tem aumentado significativamente.

Representatividade na alimentação local: Animal bovino de elevada representatividade na alimentação do concelho, pois faz parte da origem denominada do produto.

Disponibilidade do produto: Oferta contínua.

posta vitela ar cru

Foto: Apresentação da posta de vitela de Carne Arouquesa em cru.

Fonte: Confraria do Anho Assado com arroz de Forno