Broa de Avanca

Descrição (dimensões, cor, aroma, textura): Variável entre 1 kg a 5 kg, miolo amarelo, a milho, compacta. 

Características particulares (sinais que evidenciam a singularidade do produto): Feita a partir de farinha de milho amarelo que a torna num produto muito consistente.

Ingredientes utilizados: Farinha de milho amarelo, Farinha de mistura (centeio), Fermento (isco), Água (q.b.), Sal (q.b.)

Modo de preparação: Peneira-se a farinha, depois escaldasse a mesma com água a ferver e mexe-se com uma pá de madeira, deixando-se arrefecer. Quando a mistura amassada está morna coloca-se o “isco”, o sal e a farinha de centeio, amassando muito bem com as mãos, dando várias voltas até apresentar um aspeto uniforme e macio. Junta-se a massa no canto da maceira faz-se uma cruz ao mesmo tempo que se diz uma oração “S. Mamede te levede, S. Vicente te acrescente S. João te faça pão. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Ámen.” Deixa-se levedar e para ajudar cobre-se a maceira com uma toalha. Quando estiver levedada tende-se com uma escudela de madeira, colocando-a de seguida na pá e mete-se ao forno, a cozedora demora entre 4 a 5 horas.

Formas de comercialização e disponibilidade do produto ao longo do ano: Às Sextas-feiras, Sábado e Domingos nas Pastelarias de Avanca. Noutros dias só por encomenda pelo telemóvel 917642697.
Historial do produto e Representatividade na alimentação local: Antigamente era o pão nosso de cada dia, ou seja, era a base da alimentação de todos. Somente os mais abastados comiam pão branco de trigo ao fim-de-semana. A abundância do trigo com as novas técnicas agrícolas fez com a broa de milho, paulatinamente, fosse cedendo lugar ao trigo. Razão porque nasceu a Confraria da Broa de Avanca, devido ao trabalho da Confraria podemos afirmar que nos dias de hoje representa cerca de 60% na alimentação local.

Disponibilidade do produto (em extinção, oferta contínua, recuperação): Oferta contínua.

Elementos documentais (escritos, fotográficos, videográficos, etc): A confraria tem artigos escritos sobre a broa, fotografias, e vídeos.

Área geográfica de produção: Avanca Concelho de Estarreja.

Fonte: Confraria da Broa d´Avanca