Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Pão de Escalhão

Pão de Escalhão

Descrição: Pão feito à base de farinha de trigo e de centeio, com sal e fermento de padeiro. O seu aspeto interior é seco e poroso. Tem cerca de 40 a 50 cm de diâmetro e 1 kg de peso.

Região: Centro.

Particularidade: Pão de forma circular e convexa com uma côdea relativamente estaladiça e gretada. Apresenta cor branco-pérola na parte interna e cor castanho-clara na parte externa.

História: É um produto regional, típico da zona, pois mesmo as pessoas mais velhas da região se recordam de sempre terem consumido Pão de Escalhão.

Uso: Como alimento, sobretudo de índole regional, pois deve ser consumido antes de decorridas 48 h após o seu fabrico.

Saber fazer: Misturam-se as farinhas com o sal e o fermento desfeito e amassam-se com água até se obter uma pasta mais ou menos homogénea. A homogeneidade da massa depende do grau de moenda da farinha de centeio. A sala onde se amassa deve estar mais ou menos aquecida. Tapa-se a amassadeira com panos brancos e mantas para a massa levedar. Tendem-se bolas que se colocam num tabuleiro a descansar um pouco e vão a cozer em forno de lenha. A temperatura do forno deve estar compreendida entre 160 e 170 ºC, pois tem influência no aspeto final do produto.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001