Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Bola com Torresmos

Bola com Torresmos

Descrição: Pequenas bolas, com a dimensão aproximada de um punho fechado, feitas com massa de pão, em cuja amassadura se pode adicionar banha, e que vão ao forno apenas enfarinhadas.

Região: Alentejo.

Outras denominações: Bolo de Torresmos. Torta de Torresmos.

Variantes: Bola com linguiça ou com outro enchido, em vez dos torresmos.

Particularidade: Bolas de forma mais ou menos esférica, de pequena dimensão e recheadas com torresmos.

História: Os petiscos no Alentejo são muito ricos e aparecem durante todas as épocas do ano. Se bem que os nomes dos petiscos, bolos, doces, fritos, etc., sejam iguais aos de outras regiões, de um modo geral são muito diferentes. É a simplicidade transparente do fabrico destes bolos e petiscos, salvo raras exceções, que torna a execução das receitas um verdadeiro prazer. São geralmente receitas muito antigas e utilizam produtos da região como a massa de pão finta, feita com farinha de trigo moída em moinhos de mós tradicionais, os torresmos, a banha, etc.

Uso: Como petisco a qualquer hora do dia, como lanche e ao pequeno-almoço.

Saber fazer: Da massa de pão feita com farinha de trigo, sal, fermento e água, depois de finta, retira-se uma parte. Desta massa, a que pode ou não adicionar-se banha e amassar-se de novo, separam-se uns bocados do tamanho de um punho fechado, ou menores, que se recheiam com torresmos e se enfarinham. Vão ao forno juntamente com o pão.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001