Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Couves com Feijões

Couves com Feijões

Delimitação da área geográfica de produção: Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira da Pena.

Ingredientes utilizados: Couve-galega; feijões amarelos; orelha de porco; entremeada de porco; chispe de porco; aba; chouriça de carne; chouriça de sangue; salpicão; presunto; alho; azeite; louro; alho.

Modo de preparação: No dia anterior, põem‑se as carnes de porco e a de vitela em sal, alho e louro. Numa panela, põe‑se água a ferver e juntam‑se depois as carnes já temperadas e o fumeiro e deixa‑se cozer. Uma vez cozidas, retiram‑se as carnes e reservam‑se. Ainda na água da fervura das carnes, juntam‑se os feijões (já meio cozidos) e as couves. Retira‑se do lume, coam‑se bem as couves a que se junta alho e azeite q. b. e servem-se com as carnes.

Historial do produto: Os feijões amarelos, junto com a couve-galega (e o fumeiro), que são a base das tão típicas e tradicionais “couves com feijões”, existiam em todas as casas agrícolas que produziam milho regional e proporcionavam uma fonte proteica importante, numa altura em que a carne não era muito abundante. Com a introdução dos milhos híbridos, o feijão amarelo começou a ser uma raridade. Mas a sua procura e a do milho regional para broa; a que esta associado no seu cultivo; provocou um aumento exponencial de preço, incentivando os produtores a voltar a produzir, garantindo assim a continuidade destas iguarias gastronómicas.

Fonte: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, MINHA TERRA, 2013

Fonte da imagem: Minho em festa