Mel da Serra da Lousã

Descrição: O Mel da Serra da Lousã DOP é um excelente mel produzido pela abelha local Apis mellifera (sp. iberica). É um mel de coloração âmbar, por vezes muito escuro e muito viscoso. Tem um excelente sabor, com notas de floresta, húmus e urze.

Método de produção: As abelhas alimentam-se do néctar da flora natural circundante, particularmente a urze selvagem e, em certa medida, os castanheiros. Elas são mantidas em colméias móveis nas montanhas e vales da Serra da Lousã. O mel é colhido de março a agosto. Só é extraído por meio de centrífuga e é maturado à temperatura natural durante aproximadamente 30 dias. A extração e a filtração ocorrem na área de produção.

Características particulares: A alta qualidade do Mel da Serra da Lousã DOP decorre da geografia e do clima da Serra da Lousã, com os seus picos, encostas e vales, os quais, juntamente com a paixão da população local pela apicultura, tornou esta área ideal para a produção deste mel.

Área de produção: Limitada aos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Vila Nova de Poiares, nos concelhos de Coimbra e Leiria.

História: A confeção do Mel da Serra da Lousã DOP descende de uma antiga tradição em apicultura, praticada desde tempos imemoriais nas montanhas e vales da Serra da Lousã. O testemunho do vínculo antigo e indissociável entre o mel e esta região é evidente nos nomes das cidades e aldeias locais que muitas vezes derivam da apicultura e da produção de mel, como o Colmeal (enxame de abelhas), Cortiços e Vale de Cortiços (Colmeias), Vale de Abelhas e Vale de Colmeias.

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
LOUSAMEL – Cooperativa Agrícola de Agricultores da Lousã e Concelhos Limítrofes C. R. L.

Organismo de controlo e certificação
Kiwa Sativa – Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso 5450 de 14.03.2024
Aviso (extrato) n.º 12300/2015 de 13.10.2015
Aviso 1994 de 04.02.1994
Despacho 1994 de 17.01.1994