Pêssego da Cova da Beira

Descrição: O Pêssego da Cova da Beira IGP é um fruto pertencente a várias variedades da espécie Prunus pérsica Sieb. e Zucc. Apresenta uma polpa amarela muito suculenta, e um sabor que satisfará o paladar mais exigente.

Método de produção: A produção do fruto resulta das diferentes variedades regionais de pessegueiros existentes na região: “Dixired”, “Red Top”, “J. H. Hale”, “Merril Franciscan”, “Black”, Rubidoux”, “Carnival” e “Halloween” em solos de meia encosta de origem granítica e bem drenados.
Associado a solos com boa aptidão para o efeito, e clima influenciado pela sua posição entre as montanhas da Serra da Gardunha, Estrela e Malcata, que proporciona uma quantidade significativa de frio, uma primavera suave e proteção contra os ventos do Atlântico, estão reunidas as condições para a produção do Pêssego da Cova da Beira IGP, diferenciando–o de outros obtidos noutras regiões.

Características particulares: As diferentes variedades de Pêssego da Cova da Beira IGP são produzidas numa área com um clima particular: a Cova da Beira, atravessada pelo rio Zêzere e situada entre a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela que protegem as árvores dos ventos fortes do Atlântico.
Cada variedade difere na cor e pigmentação, dependendo da quantidade de açúcar que contêm, que deve ser sempre superior a 7%.

Área de produção: Todas as freguesias dos concelhos do Fundão, Covilhã, Manteigas e Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

História: Tendo atingido um grande sucesso com o cultivo de cerejas nesta região a população local começou a cultivar uma variedade de pêssego extremamente saborosa e suculenta. Por esta razão, há muitos anos, pêssegos de polpa amarela foram introduzidos, aumentando desde logo a procura.
Cultivado na região há muitos anos é reconhecido nacional e internacionalmente como um pêssego com caraterísticas específicas.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, C. R. L.

Organismo de controlo e certificação
Kiwa Sativa – Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L 148 de 21.06.1996