Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Cereja da Cova da Beira IGP

Cereja da Cova da Beira IGP

Descrição: Designam-se por Cereja da Cova da Beira IGP, as cerejas provenientes de diversas variedades de cerejeira tradicionalmente cultivadas na zona designada por Cova da Beira.
A "Cereja da Cova da Beira IGP" apresenta um diâmetro entre 24 e 28 mm e pesa entre 7 gr e 10 gr cada. A cor varia dependendo da variedade, de um vermelho brilhante para vermelho escuro. O pedúnculo é longo, espesso e de cor verde clara. O fruto é compacto e muito doce.

Método de produção: A produção do fruto resulta das cerejeiras das variedades regionais “De Saco”, “Napoleão Pé Comprido”, “Morangão”, “Espanhola” e das variedades “B. Burlat”, “B. Windsor”, ”Hedelfingen”, cultivadas em solos que apresentam caraterísticas específicas com condições de altitude, de exposição solar e climas especiais.
O clima na região da Cova da Beira é influenciado pela sua posição entre as montanhas da Serra da Gardunha, Estrela e Malcata. Esta localização proporciona uma quantidade significativa de frio ,uma primavera suave e proteção contra os ventos.

Características particulares: A Cereja da Cova da Beira IGP, obtida na área geográfica delimitada, carateriza-se essencialmente pelas caraterísticas organoléticas da cereja, que refletem as condições climáticas desta região situada ao longo do vale do rio Zêzere.
As principais variedades de Cereja da Cova da Beira cereja são “B. Burlat” e “De Saco”. Estas são as variedades mais antigas e não sofrem durante o transporte.

Área de produção: Todos os concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte.

História: A Cereja da Cova da Beira IGP é cultivada nesta zona desde o início do século XIX e foi a principal razão para o desenvolvimento da agricultura na região.
Este fruto teve uma importância económica crescente na região e há muitos provérbios locais relacionados, tais como: “as palavras são como cerejas, atrás de uma vêm as outras”. E, ainda hoje na região, é costume oferecer um buquê de flor de cerejeira aos noivos em casamentos de primavera.

Marca de certificação
marca cereja c beira
Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, C. R. L.

Organismo de controlo e certificação
SATIVA – Controlo e Certificação

Publicações no Jornal Oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão – L 148 de 21.06.1996