Maçã da Cova da Beira IGP

Descrição: Considera-se “Maçã da Cova da Beira IGP” os frutos provenientes de diversas variedades de macieira (Malus domestiva Borhh) tradicionalmente cultivadas entre as serras da Gardunha, Estrela e Malcata, na zona designada por Cova da Beira.

Método de produção: A macieira é uma espécie pertencente à zona frio-temperada caraterizada por um período de descanso vegetativo invernal relativamente longo. Esta necessidade de horas de frio assume grande importância no processo de diferenciação floral, vingamento e maturação. Os frutos provenientes das variedades de macieira são obtidos em condições climáticas únicas, em zona situada entre as serras da Gardunha e da estrela, protegida dos ventos atlânticos, o que lhe confere caraterísticas próprias. A excessiva drenagem provoca um baixo teor em nutrientes e calcário, tornando-se necessária a aplicação deste último para o bom desenvolvimento das fruteiras da região. O teor de matéria orgânica dos solos da Cova da Beira é baixo (cerca de 1%, em média), sendo necessária a incorporação de elevadas quantidades de estrume.

Características particulares: As características organoléticas da maçã refletem as condições edafo-climáticas da respetiva região de produção, em zona de vale, em especial do rio Zêzere.

Área de produção: A área geográfica de produção (produção, tratamento e acondicionamento) está circunscrita aos concelhos do Fundão, Covilhã, Belmonte e Manteigas.

História: A história das maçãs desta região geográfica está associada à da cereja dado que a sua exploração foi arrastada pela belíssima cereja da região, esta com amplas tradições. O facto da região proporcionar produções serôdias de muito boa qualidade levou a que se procurasse adaptar variedades estranhas e obter assim frutos de caraterísticas diferentes, devidas apenas aos fatores edafo-climáticos existentes.

Caderno de especificações (pdf)

Área Geografica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, C. R. L.

Organismo de controlo e certificação
KIWA SATIVA - Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) n.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 - L148/1

Publicação em DR
Despacho n.º 98/94 de 08.02.94