Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Cavacas de Resende

Cavacas de Resende

Descrição: Os bolos, que medem cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura, são feitos com ovos inteiros, gemas, açúcar e farinha. São, depois de cozidos, cobertos com uma calda de açúcar em ponto e farinha, o que lhes dá a cor branca por fora e amarela por dentro.

Região: Norte.

Particularidade: Bolos de cor branca, a qual se deve à cobertura de açúcar.

História: As Cavacas de Resende são conhecidas desde tempos imemoriais, tendo sido muito famosas as Cavacas do Rópia. Segundo Joaquim Caetano, são feitas quase exclusivamente com ovos e açúcar. Acerca das Cavacas há um testemunho de finais do século XIX que relata: «Logo de manhã, as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces muito cobertos de açúcar que despertavam a cobiça do romeiro. Quem resistia àquele "ó freguesia, não vai meio arrátel? Olhe que são de Resende"».

Uso: Guloseima que se come a qualquer hora do dia, muito em especial nas feiras e romarias da região.

Saber fazer: Embora não seja praticamente possível conseguir das fabricantes quer as proporções, quer o modo exato de fazer, sabe-se que as Cavacas são amassadas num aparelho artesanal movido à mão e que é conhecido por «banco». Usam-se normalmente ovos muito frescos, comprados nas quintas dos arredores, sendo as Cavacas cozidas no tradicional forno de lenha usado para o pão de milho.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001