Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Bolo de Coalhada

Bolo de Coalhada

Delimitação da área geográfica de produção: Ilha Graciosa, Açores.

Ingredientes utilizados: 4 l de leite; 1 colher de sopa de coalho em pó; 250 g de açúcar; 125 g de farinha de trigo; 125 g farinha de milho; 4 ovos inteiros; 1 colher de chá de erva-doce moída; 100 g de manteiga; raspa de 1 limão; 1 cálice de aguardente.

Historial do produto: O bolo de coalhada, doce de coalhada, ou simplesmente a coalhada, conhecemo-la, por transmissão oral, desde que há memória da sua feitura, e distribuição pelas festas do divino Espírito Santo, por toda a Ilha de S. Jorge. Tradição secular, proveniente dos queijeiros, terá evoluído ao longo dos tempos, a ponto de, embora auscultando a variedade de receituário, não o termos verificado, por inexistência de quem o confeccione.
Uns com canela outros com gengibre, e ainda outros com óleo, havia receitas para todos os gostos. Por referência, aqui e ali ouvem-se notícias de, em tempos se fazer “ Bolo de Coalhada” mas, hoje é um doce em vias de esquecimento. A “memória” viva permanece na Costa Norte da ilha, freguesia de Santo António, Caminho da Ermida, onde a senhora D.ª Maria Leonesa Santos ainda o confecciona pelas festas. Foi passando de geração em geração, por tradição oral, com alguma particularidade do lugar, já que, como todo o receituário, enforma da identidade cultural das influências externas e do gosto, tendo chegado até nós esta receita, que experimentamos, com sucesso, pelos moldes que nos foi transmitida.

Disponibilidade do produto (em extinção, oferta contínua, recuperação): Não sendo fácil encontrá-lo, em oferta regular nos equipamentos de pastelaria, encontra-o de certeza, nas festas do Divino Espirito Santo, em S. Jorge, de maio a setembro, principalmente na freguesia de Santo António.

Fonte:Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas