Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Queijinhos do Céu

Queijinhos do Céu

Descrição: Os bolos são constituídos por uma massa de amêndoa ralada, claras e açúcar e recheados com um doce feito com ovos e açúcar. Têm a forma de pequenos queijos com cerca de 5 cm de diâmetro. São de cor esbranquiçada e apresentam-se embrulhados individualmente em papel de seda recortado (papelotes), sendo acondicionados em caixas de cartão, que contêm uma dúzia de queijinhos.

Região: Lisboa e Vale do Tejo.

Particularidade: A particularidade deste produto consiste na sua forma, que tenta imitar um pequeno queijo. A doçura do seu recheio contrasta agradavelmente com o sabor da sua pseudocasca.

História: Joaquim dos Mártires Neto Coimbra refere que «...o seu principal comércio é azeite, vinhos, cereais... Da sua cozinha se destacam as caldeiradas de fataça e a sopa de barbo. E da sua doçaria os Queijinhos do Céu...».

Uso: Doce apreciado como guloseima, podendo servir-se como sobremesa ou comer-se a qualquer hora do dia.

Saber fazer: Massa exterior feita com amêndoa ralada, claras batidas e açúcar, recheada de ovos moles feitos com gemas e açúcar. Os queijinhos são tendidos à mão, dando-se-lhes a forma característica de queijo, sendo depois envolvidos em açúcar.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001