Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Torta de Azeitão

Torta de Azeitão

Descrição: Rolo de massa feita com ovos, açúcar e farinha de milho, com cerca de 12 cm de comprimento por cerca de 5 cm de diâmetro, recheado com doce de ovos (ovos e açúcar).

Região: Lisboa e Vale do Tejo.

Particularidade: Pequeno rolo amarelo, com aspeto vidrado, recheado com doce de ovos.

História: As Tortas de Azeitão têm a sua origem em Fronteira (Alentejo) e a receita foi trazida por um familiar do dono da pastelaria O Cego, no início do século. Aí começou o seu fabrico, primeiro com uma torta grande que era vendida em fatias, e só passado algum tempo se fixou o seu fabrico sob a forma de bolo individual. Embora muita gente fabrique tortas, nenhumas se igualam às famosas e já conhecidas tortas do Cego, família que detém o segredo e que o tem passado de geração em geração.

Uso: São muito apreciadas como guloseima, fazendo deslocar pessoas propositadamente a Azeitão para comer as famosas tortas, já que se não encontram à venda em localidades próximas.

Saber fazer: A massa, feita com ovos, açúcar e farinha, é colocada em formas de 10 a 16 cm indo a cozer ao forno. São depois recheadas com doce de ovos e enroladas. Apesar de existirem muitas receitas não é possível obter a verdadeira receita, visto constituir um segredo de família.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001