Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Queijadas da Madeira

Queijadas da Madeira

Descrição: Pequenos bolos de forma achatada e arredondada cuja base, de massa muito fina, é dobrada para o centro, por forma a conter o recheio. A massa da Queijada prepara-se com farinha, manteiga, açúcar e água para amassar. O recheio é feito com requeijão de queijo de cabra, açúcar, ovos e farinha. As queijadas têm entre 7 a 8 cm de diâmetro e uma espessura de 1 cm.

Região: Região Autónoma da Madeira.

Outras denominações: Queijadas.

Particularidade: Pequenos bolos achatados, de sabor muito agradável e característico, que lhes é conferido pelo recheio de requeijão de leite de cabra.

História: Por extrato de um códice manuscrito do Convento da Encarnação, no Funchal, publicado no Arquivo Histórico da Madeira, em maio de 1937, se ajuíza da confeitaria monástica. Na ementa relativa ao triénio de 1813 a 1815, faz-se referência a uma grande variedade de doces, entre os quais está presente a Queijada, em quantidades medidas por alqueire, para festejar solenidades religiosas e suas oitavas (in Ilhas de Zargo).

Uso: Muito apreciadas como guloseima, sendo comidas a qualquer hora do dia.

Saber fazer: O recheio de requeijão de leite de cabra, açúcar, ovos e farinha é colocado sobre uma rodela de massa (farinha, manteiga, açúcar e água) muito fina cujos bordos são dobrados para cima. Cozem em forno quente.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001