Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Granadas

Granadas

Descrição: Bolos com 9 cm de comprimento, 4 cm de largura e 2,5 cm de altura e com 50 g de peso. Fabricados à base de farinha, margarina, ovos, açúcar, pinhão e coco.

Região: Alentejo

Outras denominações: Granadas de Vendas Novas.

Particularidade: Bolos em forma de granada, com uma camada inferior de massa e recheio de doce fabricado à base de produtos da região. Embaladas individualmente dentro de caixas com 6 unidades, acompanhadas de um texto em verso (quatro quadras) que faz a apologia dos bolos.

História: Vendas Novas está situada numa região onde abundam os pinheiros mansos e não é por isso surpreendente que o doce típico inclua pinhões na sua receita. É um centro militar importante, onde se situam vários quartéis. Provavelmente provém daí a ideia do nome Granadas com que foi batizado o bolo regional.

Uso: Como guloseima, a qualquer hora do dia.

Saber fazer: O segredo da receita está na posse da pastelaria que, há dezenas de anos, lançou este bolo. Sabe-se, no entanto, que se faz uma massa fina com que se forram as formas das Granadas, sendo estas em seguida recheadas com um doce à base de pinhão.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001