Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Folhados de Tavira

Folhados de Tavira

Descrição: São bolos folhados de forma arredondada, feitos com farinha, margarina, banha e ovos. Depois de cozidos são passados por açúcar em ponto e embrulhados em papel celofane. Têm de diâmetro 10 cm, altura 7 a 8 cm e pesam entre 90 a 100 g.

Região: Algarve.

Particularidade: Bolos redondos, de massa folhada enrolada.

História: A receita atual transmitiu-se através de gerações da família Dias, atualmente proprietária da Pastelaria Gardy, em Faro, onde se continuam a fabricar os bolos que anteriormente só se vendiam em Tavira, no Café Cunha, fundado no início do século e que hoje já não existe. Era a própria proprietária que os fabricava e o nome de Folhados de Tavira foi conferido aos bolos pelos clientes habituais do café. Consta, por tradição oral, que se trata de uma receita criada no convento das freiras instalado no largo da Atalaia, em Tavira, no ano de 1509 e extinto em 1862. Primitivamente ter-se-ão chamado Bolos Folhados, passando a designar-se posteriormente Folhados de Tavira.

Uso: Comidos a qualquer hora do dia, como guloseima.

Saber fazer: São feitos com massa folhada que se corta às tiras e se enrola num pauzinho para formar o bolo. Cozem no forno e são depois passados por calda de açúcar.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001