Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Bolo de Massa de Pão

Bolo de Massa de Pão

Descrição: Bolo preparado com massa de pão, açúcar, ovos, mel, café, azeite, um cálice de vinho do Porto, uma colher de chocolate, uma colher de café de bicarbonato de soda, erva-doce, canela e raspa de laranja. É um bolo grande, de forma redonda, com ou sem buraco, de cor escura e textura interior húmida.

Região: Algarve

Outras denominações: Bolo de Mel. Bolo Podre.

Particularidade: Bolo grande, de cor escura, feito com massa de pão.

História: Diz-se que este bolo tradicional das zonas serranas terá dado origem ao célebre Bolo da Madeira, o que muito provavelmente não passará, justamente, de uma tradição oral, baseada no facto de uma grande parte da população madeirense ser de origem algarvia. O bolo insere-se, na realidade, na confecção tradicionalmente serrana dos bolos feitos à base de massa de pão.

Uso: Faz-se durante todo o ano, mas é mais vulgar ser feito por ocasião de qualquer data festiva.

Saber fazer: À massa de pão juntam-se todos os outros ingredientes e só no fim se junta o azeite. Os ingredientes são primeiro misturados à mão, até ser possível mexer a massa com uma colher de pau. A massa vai a cozer, quer num tacho untado e forrado com papel vegetal, quer numa forma de buraco igualmente untada e forrada.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001