Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Biscoitos de Escalhão

Biscoitos de Escalhão

Descrição: Bolos feitos à base de farinha de trigo grosseira (com farelo), ovos, açúcar, azeite fervido, aguardente e sal. A sua forma é oval, devido ao espalmamento do rolo que se forma ao tender. Têm cerca de 8 a 9 cm de comprimento e pesam entre 40 a 50 g.

Região:Centro

Particularidade: Produto rústico de pastelaria tradicional, fabricado à base de farinha pouco peneirada. Tem forma oval e cor amarelo-torrada na parte externa e amarelo-esbatida no interior. A crosta é ligeiramente estaladiça e fissurada, de fácil desagregação ao corte.

História: São bolos regionais, típicos de Escalhão, como o demonstra a sua aparência rústica. A origem da sua produção não pode ser estabelecida com exatidão, pois mesmo as pessoas mais velhas da região se recordam de os terem sempre consumido. As revistas e guias práticos de gastronomia e tempos livres não deixam, no entanto, de os referenciar.

Uso: Como bolos regionais, que hoje têm maior divulgação devido ao turismo. Devem ser consumidos antes de decorrido um mês após o seu fabrico, para melhor se poderem apreciar as suas características organolépticas.

Saber fazer: Batem-se os ovos com o açúcar, a aguardente e o sal até formar uma massa homogénea. Junta-se a farinha e, finalmente, o azeite quente, tendo o cuidado de envolver bem. A massa é tendida com as mãos, previamente untadas com azeite, em forma de rolos espalmados, os quais são depois cozidos em forno de lenha.

Fonte: Produtos tradicionais portugueses, Lisboa, DGDR, 2001