Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Amendoados

Amendoados

Descrição: Bolos secos, de massa friável e compacta, com cerca de 2,5 cm de diâmetro e com um peso aproximado de 20 g. Têm uma cor amarelo-dourada. Destas pequenas bolas sobressai uma coroa apetitosa de pedaços de amêndoa, grosseiramente picados. São comercializados em embalagens 0,5 kg.

Região:Lisboa e Vale do Tejo

Particularidade: Pequenos bolos secos, em forma de bola, de cor amarelo-dourada, profusamente enfeitados e coroados com amêndoas grosseiramente picadas.

História: A história dos Amendoados perde-se nas memórias do tempo. A sua atual «fabricante» — a Sr.ª D.ª Zélia Pereira — aprendeu a receita com a sua sogra, que por sua vez aprendeu com a sua mãe e avó. Só através desta descrição — comprovável pelos livros manuscritos de receitas existentes se pode verificar que o fabrico dos Amendoados remonta, nesta região, pelo menos aos princípios do século XIX.

Uso: Muito apreciados a qualquer hora do dia, os Amendoados são particularmente consumidos nas refeições intercalares da manhã e da tarde.

Saber fazer: A manteiga é batida com o açúcar e a farinha. Depois de muito batida, são tendidas pequenas bolas, que são envolvidas em clara de ovo a fim de «prender» devidamente a amêndoa. Todas as operações são feitas manualmente, incluindo a pelagem da amêndoa. Os Amendoados são cozidos em forno quente, sendo a temperatura deste da maior importância, quer para a cor do bolo quer para a sua friabilidade e duração.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001