Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Bolo Negro de Loriga

Bolo Negro de Loriga
Tags: Centro

Descrição: Bolo doce, feito à base de farinha, ovos, açúcar, leite, canela e bicarbonato de sódio. Apresenta um formato original – retangular – e cor escura, dada pela canela introduzida na receita.

Características particulares: Sabor e textura característicos, formato retangular e cor escura.

Região: Centro.

Ingredientes utilizados: Farinha, ovos, açúcar, bicarbonato de sódio, canela e leite.

Modo de preparação: Batem-se muito bem os ovos com o açúcar, juntam-se a canela, o leite e a farinha misturada com o bicarbonato. Vai a cozer em forno bem quente, durante cerca de 1 hora.

Saber fazer: Tradicionalmente era batido de forma manual e cozido em forno de lenha, em forma de lata fina, retangular e alta, de modo à massa poder crescer e cozer sem vazar.

Formas de comercialização: Restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Aponta-se como origem provável a sua ligação à ”colónia” inglesa residente em Loriga entre meados do século XIX e princípios do século XX, pela semelhança com o formato do típico bolo inglês e que tradicionalmente acompanha o chá, bebida também profundamente enraizada no local.

Representatividade na alimentação local: Anteriormente associado a épocas festivas, como a Páscoa, atualmente é consumido durante todo o ano. Alimento marcante na cultura de Loriga, permanece forte elo de ligação dos Loriguenses à sua terra.

Fonte: DGADR, com base em elementos recolhidos no sítio da Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga

Foto: Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga