Produtos Tradicionais Portugueses

Produtos Tradicionais Portugueses

Azeitona Britada

Azeitona Britada

Descrição: Azeitonas Maçanilha do Algarve (em especial do Nordeste Serrano), carnudas, esmagadas, de cor verde, temperadas com alho, orégãos, tomilho, nêveda e casca de limão.

Região: Algarve.

Particularidade: Azeitona ligeiramente esmagada, em conserva.

História: É uma forma tradicional de conservar a azeitona, verdadeiramente típica desta região. Bastará verificar a natureza dos condimentos utilizados para confirmar esta asserção. O saber fazer deste produto é tão antigo quanto a existência de oliveiras na região.

Uso: Como acompanhamento de refeições, como petisco ou aperitivo.

Saber fazer: As azeitonas, colhidas no início da maturação em finais de setembro, são partidas, batendo-as entre duas pedras. Em seguida são postas de molho em água durante um tempo que medeia entre 8 e 15 dias, mudando-se diariamente a água. Quando estiverem «doces» colocam-se num pote de barro e cobrem-se com uma salmoura. O ponto exacto da concentração de sal verifica-se deitando dentro um ovo. Se este subir à tona da água, não precisam de mais sal. Curiosamente, este processo de avaliar a concentração de uma salmoura já vem descrito num livro do século XVI. As azeitonas são, então, temperadas com dentes de alho, inteiros e apenas esmagados, ervas aromáticas e casca de limão. Podem ser consumidas alguns dias depois de estarem neste preparado. A sua época de consumo vai de setembro a dezembro/janeiro.

Fonte: Produtos Tradicionais Portugueses, Lisboa, DGDR, 2001