Castanha da Terra Fria DOP

Descrição: Designa-se por Castanha da Terra Fria DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Longal, Judia, Côta, Amarelal, Lamela, Aveleira, Boa Ventura, Trigueira, Martaínha e Negral. Cada lote é constituído por 85% de uma das variedades podendo os restantes 15% ser completados por uma das outras variedades mencionadas. Podem também beneficiar do uso da denominação as castanhas piladas, congeladas, confitadas ou em calda.

Método de produção: A produção do fruto e a respetiva colheita são as fases específicas da área geográfica delimitada. A recolha dos frutos é feita do chão não podendo ser usado nenhum método mecânico ou outro para forçar a queda dos frutos da árvore a fim de se completar a maturação. Os frutos são recolhidos por variedade e juntos em lotes.

Características particulares: A Castanha da Terra Fria DOP apresenta uma forma elíptica alongada, cor castanha avermelhada, brilhante com linhas escuras e longas. Um kg contém entre 70 a 95 castanhas. Apresenta um sabor intenso.

Área de produção: A área geográfica de produção da Castanha da Terra Fria DOP está delimitada do ponto de vista administrativo a algumas freguesias dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços, Vimioso e Vinhais, dos distritos de Vila Real e Bragança.

História: A história da Castanha da Terra Fria DOP encontra-se intimamente ligada à área geográfica. O castanheiro é uma das principais árvores que crescem nesta região e desde sempre tem sido importante para a sobrevivência da população rural local, não sendo atualmente apenas uma fonte de alimentos, mas representa um importante papel na economia local. A castanha era já uma fonte importante de alimento na época romana, uma vez que a batata só foi introduzida em Portugal depois de 1789.

Marca de certificação
marca Castanha Terra Fria DOP

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Soutos os Cavaleiros

Organismo de controlo e certificação
SATIVA – Desenvolvimento Rural, Lda.

Publicações no Jornal Oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso (extrato) n.º 13516/2016, de 02.11.2016