Castanha da Terra Fria DOP

Descrição: Designa-se por Castanha da Terra Fria DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Longal, Judia, Côta, Amarelal, Lamela, Aveleira, Boa Ventura, Trigueira, Martaínha e Negral. Cada lote é constituído por 85% de uma das variedades podendo os restantes 15% ser completados por uma das outras variedades mencionadas. Podem também beneficiar do uso da denominação as castanhas piladas, congeladas, confitadas ou em calda.

Método de produção: A produção do fruto e a respetiva colheita são as fases específicas da área geográfica delimitada. A recolha dos frutos é feita do chão não podendo ser usado nenhum método mecânico ou outro para forçar a queda dos frutos da árvore a fim de se completar a maturação. Os frutos são recolhidos por variedade e juntos em lotes.

Características particulares: A Castanha da Terra Fria DOP apresenta uma forma elíptica alongada, cor castanha avermelhada, brilhante com linhas escuras e longas. Um kg contém entre 70 a 95 castanhas. Apresenta um sabor intenso.

Área de produção: A área geográfica de produção da Castanha da Terra Fria DOP está delimitada do ponto de vista administrativo a algumas freguesias dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços, Vimioso e Vinhais, dos distritos de Vila Real e Bragança.

História: A história da Castanha da Terra Fria DOP encontra-se intimamente ligada à área geográfica. O castanheiro é uma das principais árvores que crescem nesta região e desde sempre tem sido importante para a sobrevivência da população rural local, não sendo atualmente apenas uma fonte de alimentos, mas representa um importante papel na economia local. A castanha era já uma fonte importante de alimento na época romana, uma vez que a batata só foi introduzida em Portugal depois de 1789.

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
Cooperativa Soutos os Cavaleiros

Organismo de controlo e certificação
Kiwa Sativa – Unipessoal, Lda.

Plano de controlo
Plano de controlo (pdf)

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CE) N.º 1107/96 da Comissão de 12.06.1996 – L 148/1

Publicação em DR
Aviso (extrato) n.º 13516/2016, de 02.11.2016