Alho da Graciosa IGP

Descrição: O “Alho da Graciosa” da espécie Allium sativum L., apresenta-se na forma de bolbos, no estado seco, de forma individual ou agrupado em réstias, com diâmetro mínimo de 3 centímetros, medidos de um lado ao outro do bolbo descascado. Os bolbos, com forma ovoide e envolvidos por várias túnicas brancas facilmente destacáveis, são constituídos por bolbilhos, revestidos por túnicas de cor rosa avermelhada e dotados de textura firme e macia. Da sua composição química, destacam-se valores elevados de zinco (superiores a 7 mg/kg), ferro (superiores a 8 mg/kg); magnésio (superiores a 170 mg/kg) e alicina (superiores a 3 500 mg/kg), a qual confere ao «Alho da Graciosa» características conservantes dos alimentos.

Método de produção: Para a produção do Alho da Graciosa são selecionados terrenos com boa exposição solar e abrigados de ventos fortes dominantes. O terreno é preparado no início do Outono e são selecionados os melhores alhos das cultivares da ilha Graciosa, isto é, cabeças sãs, isentas de pragas e doenças, com os dentes externos maiores e cor rosa avermelhada. A plantação é realizada, sobretudo, nos meses de dezembro e janeiro. A colheita é realizada quando a folhagem está seca, o que costuma ocorrer durante o mês de junho. As plantas ficam a secar, expostas ao sol, dois ou três dias, quando as condições climáticas permitirem. Podem também ser secas em molhos (plantas inteiras com os bolbos entrelaçadas) num local coberto.

Características particulares: Ao olfato, os dentes do «Alho da Graciosa» distinguem-se por um aroma de intensidade média/baixa, mesmo sem serem esmagados. Do ponto de vista gustativo, apresenta sabor de intensidade alta, muito agradável e com pouca persistência.

Área de produção: A área geográfica de produção do Alho da Graciosa, é a ilha Graciosa, no arquipélago dos Açores.

História: O alho implementou-se com sucesso na ilha Graciosa, desde a chegada dos primeiros povoadores no início do século XV, devido às condições edafoclimáticas propícias ao seu cultivo. De geração em geração, o Alho da Graciosa tem sido melhorado, pois os produtores guardam, para propagação, os melhores exemplares e aqueles que preservam as principais características, como a cor e o tamanho. Desde o início do povoamento, o regime das chuvas e a fertilidade dos solos revelaram-se favoráveis ​​à cultura de produtos horto frutícolas, sendo o alho produzido pelos habitantes da ilha. A Graciosa sempre foi conhecida como a “Terra do Alho”, figurando este produto, em destaque, no brasão da freguesia de São Mateus.

Caderno de especificações (pdf)

Agrupamento de produtores
AAIG – Associação de Agricultores da Ilha Graciosa

Organismo de Controlo e Certificação
IAMA, IPR. - Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas

Publicação no jornal oficial da UE
Documento Único (2021/C 311/08) - 03.08.2021
Regulamento de Execução (UE) 2021/2035 da Comissão – 16.11.2021

Publicação em DR
Despacho n.º 2/2020 / A - 12.05.2020