Anona da Madeira DOP

Descrição: A Anona da Madeira DOP é uma fruta sub-tropical exótica pertencente à espécie Anona cherimolia Mill.

Método de produção: Este fruto é cultivado até uma altitude de 550 m acima do nível do mar na costa sul da ilha e até 280 m acima do nível do mar no norte da ilha. A planta propaga-se com sementes, embora o enxerto seja o método mais comum porque produz a maturação mais cedo e frutos de maior qualidade. Estas frutas têm de ser colhidas quando ainda estão verdes porque podem facilmente cair ao chão. São frutas delicadas e devem ser manuseadas com cuidado.

Características particulares: A Anona da Madeira DOP é um fruto grande, de pele lisa (Anona Lisa) ou de pele escamosa (Anona de Escamas). A variedade suave tem uma pele lisa com forma de U formações; A polpa é densa, farinhenta, dura e doce, com poucas sementes. A variedade escamosa tem uma pele grossa, com relevos profundos em forma de U. A polpa é suculenta, branca, suave, ligeiramente doce e de excelente qualidade. As sementes são pretas e variam em número dependendo da variedade de frutas. Tem um sabor distinto e agradável, muito apreciado pela população local e por todos aqueles que visitam a ilha da Madeira.

Área de produção: A Anona da Madeira DOP é cultivada na ilha da Madeira.

História: A história da Anona da Madeira DOP está enraizada na América Latina. Esta espécie de Anona é provavelmente originária do Peru e foi introduzida na Madeira no século XVII pelos Madeirenses que voltavam da América do Sul. A posição da Madeira nas grandes rotas marítimas comerciais explica também a exportação considerável desta fruta para o Norte da Europa e o Mediterrâneo. Existem muitos documentos históricos que atestam uma certa quantidade de comércio desta fruta e a sua presença nos mercados de Lisboa e Londres.

Caderno de especificações (pdf)

Área Geográfica

Agrupamento de produtores
Associação dos Agricultores da Madeira

Organismo de controlo e certificação
Comissão Técnica de Avaliação da Conformidade dos Produtos Agrícolas e dos Géneros Alimentícios da Região Autónoma da Madeira (CTAC-RAM)

Publicações no jornal oficial da UE
Official Journal C229 12.08.1999
Official Journal L133 06.06.2000
Official Journal C409/59 05.12.2019