Queijadas de Tentúgal
Tags: Centro

Descrição: Pequeno bolo de massa enformada em forma de estrela com recheio de queijo fresco, gemas de ovo, leite e açúcar.

Características particulares: A queijada de Tentúgal tem uma forma característica que a torna diferente das demais, uma vez que na sua elaboração se utilizam formas individuais em forma de estrela.

Região: Centro

Ingredientes utilizados: Queijo fresco, farinha de trigo, gema de ovo, açúcar, manteiga e leite.

Modo de preparação: Massa: Farinha de trigo e manteiga e água. Misturam-se estes ingredientes muito bem até ficar uma massa consistente. Recheio: Junta-se o queijo, ovos e o açúcar e a manteiga. Mistura-se muito bem todos estes ingredientes e no final acrescenta-se o leite. Enchem-se as formas em forma de estrela, previamente forrada com a massa e vai ao forno a uma temperatura de 230 ºC.

Saber fazer: Doce que faz parte do afamado receituário das vilas do Baixo Mondego, desenvolvido pelas carmelitas de Tentúgal.

Formas de comercialização: Pastelarias.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Doce que será originário do receituário de doçaria do Convento de N. Sra. da Natividade de Tentúgal, também chamado de Convento de N.ª S.ª do Carmo de Tentúgal, em Tentúgal, distrito de Coimbra. O facto da receita só usar gemas indicia a sua origem conventual, uma vez as claras eram usadas pelas freiras para passar roupa a ferro. Além disso, sendo esta historicamente uma zona de grande produção de leite, era necessário aproveitar esse recurso, fazendo queijo e outros produtos.

Representatividade na alimentação local: A queijada de Tentúgal faz parte da oferta gastronómica da zona.

Fonte: DGADR