Cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim
Tags: Centro

Descrição: Produto de pastelaria composto por um invólucro em forma de “cartucho” ou cone, feito à base de farinha de trigo, manteiga, ovos e amêndoa, e por um recheio à base de ovos, açúcar e amêndoa.

Características particulares: Os “Cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim” distinguem-se de outros doces, com forma similar, produzidos noutras regiões de Portugal, devido à utilização de amêndoa na massa do cartucho que é cozida no forno (ao invés de frita, como é mais usual noutros doces).

Região: Centro

Ingredientes utilizados: Açúcar Branco, Farinha de Trigo, Ovos, Amêndoa e Manteiga.

Modo de preparação: Cartucho: Junta-se a farinha, a manteiga e os ovos (um a um) e amassa-se a mistura. Estende-se a massa e corta-se aos quadrados. Forram-se exteriormente as formas em feitio de cartucho, pincelam-se com ovo e polvilham-se de amêndoa ralada grosseiramente. Vão ao forno a cozer. Recheio: Leva-se o açúcar ao ponto de espadana. Junta-se a amêndoa ralada. Deixa-se ferver, até engrossar. Com este recheio, enchem-se os cartuchos.

Saber fazer: A existência na região de matérias-primas necessárias à doçaria conventual, a implantação de instituições religiosas na Sertã e a necessidade de usar todos os recursos disponíveis terá motivado o surgimento de um doce de características conventuais, mas bastante diferenciado dos outros doces produzidos noutras regiões do país.

Formas de comercialização: Em pastelarias e outros estabelecimentos comerciais.

Disponibilidade do produto ao longo do ano: Durante todo o ano.

Historial do produto: Terão surgido nos finais do século XIX, ainda que não se conheça exatamente a sua origem. A existência em Cernache de Bonjardim de diversas instituições religiosas, como o Seminário das Missões (antigo seminário dos missionários do Real Colégio das Missões Ultramarinas), o Convento de S. José (fundado por Frei Pedro de S. Paulo em 1699) ou a Ordem Terceira das Servas de Maria (instalado nesta vila, em 1805) e as características deste produto, conduz à forte possibilidade da sua génese ser conventual.

Representatividade na alimentação local: Os “Cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim” são atualmente um produto de referência no concelho da Sertã, sendo presença obrigatória em dias de festa (casamentos, batizados e outras datas comemorativas importantes).

Fonte: DGADR, com base em elementos cedidos pela Associação de Produtores do Concelho da Sertã – AProSer e no Livro Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

Foto: Sertã Turismo