Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso IGP

Descrição: A Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso IGP é a carne proveniente da desmancha de carcaças de animais da espécie bovina criados num sistema de exploração extensivo tradicional, à base de pastagens naturais, com composição florística característica - os lameiros do Barroso.

Método de produção:Os bovinos cruzados são criados num sistema de exploração extensivo que tem por base o pastoreio nas pastagens permanentes – lameiros. Os lameiros são essencialmente ocupados por gramíneas espontâneas, sendo as mais abundantes a festuca (Festuca sp.), a erva molar (Holcus mollis), a erva lanar (Holcus lanatus), o nardo (Nardus sp.) e também a erva sapa (Agrostis custisii), o bromo (Bromus sp.) e o Trevo branco (Trifolium repens), etc.
No esforço de melhoria das condições produtivas e de manutenção dos sistemas tradicionais de criação de gado só podem ser integradas neste sistema produtivo os animais cujas mães tenham origem conhecida e se encontrem em explorações que pratiquem sistemas idênticos há pelo menos 3 anos.

Características particulares: As Terras do Barroso gozam da existência de condições edafo-climáticas particulares, nomeadamente as decorrentes da proximidade das Serras do Gerês e da Cabreira, originando uma encruzilhada climática entre um clima marcadamente atlântico a Ocidente (e portanto bastante húmido e temperado) e outro marcadamente continental, a oriente, caracterizado pelo frio seco de Inverno e pelo calor de Verão. Essas condições influenciam a vegetação natural e, sendo esta a alimentação básica para o gado, também influenciam diretamente a qualidade da Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso IGP.

Área de produção: A Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso IGP é produzida nos concelhos de Montalegre, Boticas e Chaves, no distrito de Vila Real.

História: A criação de gado é, desde há séculos, importante fator de subsistência das gentes das regiões de montanha, onde os lameiros e as áreas de mato formam a paisagem predominante. Embora desde tempos imemoriais fossem apenas criados animais de raças autóctones, a partir de determinada altura começam a ser introduzidos cruzamentos com outras raças não autóctones, dando origem a animais menos característicos, menos rústicos mas com crescimentos mais rápidos. O sistema de exploração praticado nestas terras foi sempre o mesmo, em que as condições naturais condicionaram as actividades agro-pecuárias desenvolvidas.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
CoopBarroso - Cooperativa Agrícola do Barroso, C. R. L.

Publicação no jornal oficial da UE
Regulamento (CEE) n.º 2081/92 do Conselho de 24.1.2002 - C 21/27
Regulamento (CE) n.º 2066/2002 da Comissão de 21.11.2002 - L 318/4