Carne da Charneca DOP

Descrição: A Carne da Charneca DOP é obtida a partir de bovinos da raça Preta (Gado da Terra).
Trata-se de uma carne de gordura branca a branca amarela, conforme se trate de vitela ou animal adulto. Possui cor rosa escura a vermelha escura.

Método de produção: Os bovinos são criados em sistema de exploração extensivo, com acesso a pastagens naturais e forragens, tais como feno e palha. Nos períodos de escassez de alimento, os animais são suplementados com produtos da exploração agrícola.

Características particulares: Os bovinos da raça Preta possuem pele e mucosas de cor negra. A carne de qualidade deve-se, em grande parte, às condições edafo-climáticas da região do Rio Tago e Alto Alentejo, que tornam possivel a criação destes animais e a preservação das pastagens que lhes servem de alimento.
A Carne da Charneca DOP pode apresentar-se como: “carne de vitela”, quando os animais são abatidos com peso entre os 120 e 200 kg; “carne de novilho”, quando possuem entre os 200 e os 400 kg.

Área de produção: A área geográfica de produção da Carne da Charneca DOP abrange os concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja.

História: A raça bovina Preta descende da raça autóctone Bos Taurus Ibericus.
A denominação deve-se ao seu surgimento junto às Charnecas do Alentejo e Ribatejo.
Em 1900 foi referida como raça mestiça e destinada ao trabalho agrícola, por Cinccinato Costa e Luiz de Castro.
Mais tarde as características morfológicas da raça foram fixadas e descritas no “Padrão da Raça Bovina Preta”, pela Associação de Criadores de Bovinos da Raça Preta.

Caderno de especificações (pdf)

Área geográfica

Agrupamento de produtores
Agrupamento de Produtores de Bovinos de Raça Brava, Lda.

Organismo de controlo e certificação
AGRICERT - Certificação de Produtos Alimentares, Lda.

Publicação no jornal oficial UE
Reg. (CE) n.º 1495/2002– L225 21.08.2002

Publicação em DR
Despacho n.º 9165/2011, de 20 de julho 
Aviso n.º 11694/2009, de 02 de julho 

Preta 1 rdPadrão da Raça Bovina Preta

Conforme definido no Regulamento do Livro Genealógico os bovinos da Raça Preta caracterizam-se morfologicamente do seguinte modo:

Aspeto geral – Corpulência grande. Compridos, largos, de linha superior horizontal, de terço superior bem desenvolvido, de membros fortes, formando no seu todo um conjunto harmónico.
Pelagem – Tendendo para uniformemente negra, mas algumas vezes parda, ou tigrada, sendo estas últimas colorações de eliminar com o melhoramento futuro. Mucosas sempre pigmentadas. Pele abundante e grossa, com pêlo tupido e mais ou menos comprido segundo a época do ano.
Cabeça – De tamanho médio, um pouco estreita. Perfil fronto nasal tendendo para o recto. Ligeira concavidade na fronte. Frente ampla e topete elevado. Cornos em gancho alto, crescendo no prolongamento um do outro lateralmente, para depois se elevarem a meio do seu comprimento para a frente e para cima.
Pescoço – Potente, musculoso, curto, grosso e com grande morrilho nos machos. Barbela abundante tendendo a reduzir-se por selecção.
Tronco – Tórax profundo e forte. Garrote elevado, comprido e cheio. Linha dorso-lombar musculada, horizontal ou com ligeira inclinação de trás para diante nas fêmeas e no sentido oposto nos machos. Abundam os dorsos afundados, devido aos defeitos de alto de garrote ou alto de pombinha. Garupa comprida, com desenvolvimento evidente das massas musculares e moderada projecção dos ângulos ilíacos e isquiáticos. Cauda de nascimento alta, comprida, grossa e abundante borla de pêlos no final, que nos machos chega a tocar no chão. Peito largo, costelas arqueadas, muito compridas, inclinadas para trás e de largos espaços intercostais. Tórax descido e profundo, em grau dificilmente superado por outros bovinos. Vazio amplo e com corda bem marcada. Preta 2Ventre volumoso, proporcional ao desenvolvimento toráxico.
Úbere – sem exagerado desenvolvimento, úbere protegido por pêlo sedoso, fino, untuoso, de cor preta ou preto-acastanhado, misturado com outros pêlos mais grossos muito mais compridos e fortes e ainda mais negros, que em tempos de inactividade funcional ocultam os tetos.
Membros – Proporções médias, ossos fortes e articulações poderosas. Braços curtos e antebraços compridos. Unhas fortes, duras, simétricas, unidas e sempre pigmentadas.
Peso vivo – adulto: Machos – 700 a 1000 kg; Fêmeas – 400 a 600 kg.

Fontes:
ACBRP – Associação de Criadores de Bovinos da Raça Preta
Ruralbit – Fotografias de Raças Autóctones
Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)